Para que serve o exame doppler vascular?
O doppler vascular é um exame comumente solicitado pelo angiologista e cirurgião vascular para os pacientes antes do tratamento de varizes. Mas, as grandes dúvidas são:
- Por que é importante?
- E por que que todo médico vascular pede esse exame?
Para responder a essas perguntas, é importante entender que nosso corpo é compreendido por um sistema complexo de vasos sanguíneos. E que em cada camada do nosso corpo existem diferentes tipos de vasos e esses estão ligados entre si.
Desta forma, o doppler vascular exerce o papel de nos permitir “enxergar” todos esses vasos que estão por baixo da pele e que não são vistos ao exame clínico. E assim será possível verificar quais vasos estão doentes e a partir daí traçar a melhor estratégia de tratamento.
Portanto, o que acontece quando não realizamos o diagnóstico desses possíveis vasos doentes nas camadas internas é que eles continuarão nutrindo e ocasionando novos vasinhos. Assim, em muitos casos, ao tratar apenas os microvasos (telangiectasias), em pouco tempo reaparecerão novos vasinhos.
Gostou do artigo? Compartilha com pessoas que também se interessam no tema. E caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo, que responderei em breve.
Gostou? Compartilhe!
Dr Rafael Alves
Médico pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Cirurgião Geral pelo Serviço de Residência Médica do Hospital Ana Nery e Cirurgião Vascular pelo Serviço de Residência Médica do Hospital Geral Roberto Santos; Especialista em Angioradiologia e Cirurgia Endovascular pelo Serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral Roberto Santos; Título de especialista pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Atua na cidade de Feira de Santana e Região.