- ARTIGO
Quem tem varizes pode fazer atividade física?
Muitas pessoas que possuem varizes têm dúvidas em relação a prática de atividade física.
Será que o exercício faz bem ou faz mal para os portadores de doença venosa crônica?
E em relação ao tipo de exercício, existem restrições? Atividades de alto impacto podem romper essas varizes? A musculação pode aumentar o número de vasinhos?
Essas e outras dúvidas serão abordadas nesse artigo.
No entanto, antes de responder essas perguntas, é importante entendermos um pouco sobre o funcionamento das veias..
Vamos lá!
Você sabe qual é o papel das veias em nosso corpo?
As veias tem 3 funções no nosso organismo, sendo elas: Armazenar o sangue (80% do sangue fica armazenado nas veias), auxiliar no controle da temperatura do nosso corpo e fazer o sangue retornar para o coração.
E como as veias ajudam no retorno do sangue ao coração?
Toda vez que nos movimentamos, a musculatura dos membros inferiores( coxa, perna e pés) contraem e ajudam o sangue a retornar para o coração. Assim, quanto mais nos movimentamos, mais o sangue irá retornar dos membros para o coração.
Dos músculos da perna, a panturrilha exerce maior efeito nesse mecanismo. Sabe-se que esse grupo muscular é responsável por 65% do retorno do sangue ao coração. Porém, todos os músculos, seja dos pés, perna, coxa e glúteo tem seu papel nesse mecanismo.
Além disso, nos membros inferiores os músculos também ajudam nesse retorno junto com a respiração. Assim, entendemos também que a respiração tem seu papel no retorno sanguíneo, quando respiramos corretamente geramos uma variação de pressão entre a cavidade abdominal( barriga) e caixa torácica( tórax, região peitoral) e isso fará o sangue se movimentar em direção ao coração, dentro das veias.
Nas pessoas de idade mais avançada o que acontece?
Nesse grupo de pessoas, observamos duas coisas que vão interferir nesse mecanismo:
- Primeiro é a perda de massa muscular, o que irá dificultar no retorno do sangue por conta da perda do mecanismo de bombeamento muscular (contração do músculo -> comprime as veias -> empurra o sangue para o coração, quanto menos músculo mais difícil isso acontecer).
- Segundo ponto é que com o avançar da idade as pessoas passam a andar “arrastando os pés” e isso compromete a boa contração dos todos os músculos dos membros inferiores( glúteo, coxa, perna e pé) o que dificultará também o mecanismo de bombeamento muscular
Relação entre varizes e exercício físico
E então…Como a atividade física ajuda no bom funcionamento da circulação?
Quando praticamos atividade física, fortalecemos nossos músculos. E como já comentamos acima, o músculo é uma ferramenta fundamental para ajudar as veias no retorno do sangue para o coração. Por isso, fazer atividade física é muito importante para bom funcionamento da circulação e prevenção de várias doenças vasculares, inclusive varizes.
Quem tem varizes pode fazer atividade física?
SIM. A atividade física além de melhorar a circulação, contribui de forma geral para melhora da saúde. No entanto, ressalto aqui alguns pontos:
- Existem diversos graus de varizes e sintomas causados por esta doença, por isso, o exercício físico para pacientes com varizes deve ser individualizado. Assim, é importante que antes de iniciar o exercício, o paciente com varizes, informe ao seu educador físico.
- Além disso, pacientes com varizes devem ter seu médico especialista, angiologista e/ou cirurgião vascular, para tratamento, controle e acompanhamento da doença, e é esse profissional que irá orientar junto com o seu educador físico quais exercícios são mais recomendados para você.
Varizes e as modalidades de atividade física
Qual melhor exercício para quem tem varizes?
Primeiro ponto, não existe uma receita pronta a ser indicada para essa pergunta. O que podemos dizer é que o bom funcionamento muscular é fundamental para uma circulação eficiente, e em pacientes com varizes, se torna ainda mais importante. No entanto, o tipo de exercício deve ser individualizado para cada paciente respeitando o grau de sua doença (Por exemplo: Possui varizes grossas? Tem feridas? …).
E a musculação, pode causar varizes?
Atividades físicas em geral exercem efeito preventivo no surgimento de varizes. Porém, a musculação com muito peso pode ajudar no surgimento das telangiectasias (microvasos).
Ressalto aqui, que vários fatores são responsáveis pelo surgimento de varizes, tais como alimentação, obesidade, fator hereditário (herdou dos pais). O que acontece é que se a pessoa já tem fatores que a condicionam a ter varizes ela terá com ou sem atividade física.
E em relação às atividades de alto impacto? Posso fazer CROSSFIT, ZUMBA, MUAY TAI, JUMP?
Depende. Como falamos na pergunta anterior, cada paciente com varizes tem apresentações diferentes da doença. Pacientes com estágios menos avançados, podem praticar qualquer atividade esportiva, desde que liberado pelo seu médico e educador físico. Portanto, nessas práticas esportivas de maior impacto e intensidade, é recomendado, que, antes de iniciar, marque uma avaliação com seu angiologista/ cirurgião vascular
Tratamento de varizes e atividade física.
Quanto tempo após um procedimento para tratar minhas varizes posso voltar a fazer atividade física?
O que irá determinar o tempo de retorno será qual tipo de procedimento foi realizado no seu tratamento. Por exemplo, o paciente está em tratamento de microvarizes e microvasos com escleroterapia convencional, escleroterapia com espuma ou laser transdérmico, o mesmo pode voltar a realizar suas atividades no outro dia. Já o paciente que foi submetido a uma cirurgia convencional para retirada da sua veia safena, em média poderá voltar atividade física após 30dias. Mas no caso de pacientes que realizaram a retirada da veia safena com laser endovenoso esse tempo diminui, e, média de 10-14 dias o mesmo pode voltar a fazer atividade física.
Gostou do artigo? Compartilha com pessoas que também se interessam no tema. E caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo, que responderei em breve.
Gostou? Compartilha!
Dr Rafael Alves
Médico pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Cirurgião Geral pelo Serviço de Residência Médica do Hospital Ana Nery e Cirurgião Vascular pelo Serviço de Residência Médica do Hospital Geral Roberto Santos; Especialista em Angioradiologia e Cirurgia Endovascular pelo Serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral Roberto Santos; Título de especialista pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Atua na cidade de Feira de Santana e Região.