3 perguntas frequentes sobre gestação e varizes.

Algumas perguntas são frequentes entre as mulheres que tem varizes e desejam engravidar ou que já estão grávidas. Abaixo falarei sobre as 3 dúvidas mais comuns.

Por que tratar as varizes antes da gestação?

O tratamento das varizes antes da gestação evita que a doença varicosa evolua ainda mais e torne as varizes mais salientes, mais calibrosas e causem ainda mais sintomas( dor, cansaço e inchaço). Além disso, ajuda a diminuir o risco de trombose na gestação. Contribuindo assim, para uma gestação mais saudável.

Mas, por que tratar antes se depois volta tudo?

Isso é um erro. Quando você trata as varizes antes, está prevenindo que a doença evolua na gestação para estágios mais avançados como varizes mais calibrosas, manchas e até feridas.

E se eu engravidei sem ter tratado as varizes?

Só ficar calma, procurar seu angiologista para que ele possa te ajudar com medidas e cuidados para que sua gestação continue sendo um momento maravilhoso de sua vida, algumas dicas:
1- Usar meia compressiva;
2- Ingerir bastante líquido e comer comidas saudáveis;
3- Dormir sempre com o lado esquerdo voltado para baixo. Pois nessa posição, o útero gravídico não comprime as veias da barriga, assim, ajuda que o sangue das pernas voltem para o coração com maior facilidade.

Gostou do artigo? Compartilha com pessoas que também se interessam no tema. E caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo, que responderei em breve.

Gostou? Compartilhe!

Dr Rafael Alves

Dr Rafael Alves

Médico pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Cirurgião Geral pelo Serviço de Residência Médica do Hospital Ana Nery e Cirurgião Vascular pelo Serviço de Residência Médica do Hospital Geral Roberto Santos; Especialista em Angioradiologia e Cirurgia Endovascular pelo Serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral Roberto Santos; Título de especialista pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Atua na cidade de Feira de Santana e Região.

Deixe um comentário: