Cirurgia de Varizes: tire suas dúvidas!

A cirurgia  é  indicada como opção de tratamento de alguns tipos de varizes e veia safena doente. Esse tratamento gera muitas dúvidas entre os pacientes.

Nesse artigo, abordaremos os principais questionamentos, desde o pré ao pós operatório, bem como os tipos de cirurgias e técnicas anestésicas utilizadas.

Afinal, quando devo fazer uma cirurgia de varizes?

Todo paciente que tenha varizes, pode ser submetido a um procedimento cirúrgico. Mas afinal, quando a cirurgia é a melhor opção?

Hoje existem várias formas de tratamento para as varizes (escleroterapia líquida, escleroterapia com espuma, laser transdérmico, laser endovenoso e cirurgia convencional).

E para dizer qual será o melhor tipo de tratamento para seu caso, o seu angiologista/ cirurgião vascular irá avaliar os seguintes pontos:

– Grau de comprometimento ( Qual o tamanho das varizes? A Veia safena está doente? Há comunicação com varizes internas?…);

– Comorbidades (Doenças prévias como hipertensão, diabetes, passado de trombose..)

– Aspecto da pele (Manchas prévias? Cicatrizes?…)

 

Além disso, o exame doppler vascular irá também determinar uma série de informações que irão contribuir na decisão de qual técnica será a melhor para o seu caso.

Na maioria das vezes a cirurgia é uma boa opção para varizes muito calibrosas e pacientes jovens.

E como é feita cirurgia de varizes?

Na cirurgia de varizes, são feitos pequenos cortes, quase imperceptíveis, sem necessidade de pontos, e que após 60-90 dias, não terá nenhuma cicatriz residual, desde que o paciente siga as instruções. Cirurgia de safena com Endolaser, o paciente também não terá cortes, apenas um único furo para introdução da fibra de laser.

Além disso, já na alta o paciente sairá andando,  com apenas algumas mínimas limitações para algumas atividades mais intensas, para as quais deverá se respeitado o tempo determinado. Por exemplo, a depender da técnica utilizada durante o ato cirúrgico, uma cirurgia para retirada de  safena, o tempo de recuperação para voltar a vida normal é de 3 dias.

Diferente do que muitos ainda pensam, a cirurgia de varizes mudou bastante nos últimos anos. Hoje ela é feita com anestesia local e sedação, alta hospitalar  no mesmo dia e recuperação para as atividades diárias, inclusive atividades físicas, entre 3 a 15 dias.

Quais os tipos de cirurgia de varizes?

Hoje basicamente temos dois tipos:

1) Termoablação com Endolaser:

Essa hoje é a melhor técnica para o tratamento da veia safena magna, pois é a menos invasiva (sem cortes), recuperação rápida (em média o paciente volta as suas atividades normais dentro de 3 dias), técnica eficaz e que hoje é a mais indicada em todo o mundo.

Como funciona? Nela realizamos a termoablação (cauterização da veia safena com laser endovenoso) para isso realizamos um pequeno furo na pele para introdução da fibra de laser. (Veja o vídeo ilustrativo)

2) Cirurgia convencional:

Nessa técnica realizamos um corte na virilha e outro na perna e através de um aparelho chamado fleboextrator, realizamos a retirada da veia safena. Nessa técnica o paciente ficará em media 20-30 dias para voltar a todas as suas atividades diárias. Ressalta-se que nesse período de recuperação o paciente poderá fazer algumas atividades menos intensas como tomar banho, andar dentro de casa e subir alguns lances de escada.

Quanto tempo em média dura a cirurgia?

O tempo irá depender do grau das varizes e se terá veia safena para tratar.

Em média o tempo cirúrgico varia de 1 hora e meia  até 3 horas e meia.

Qual o tipo de anestesia que é usado? Cirurgia de safena a laser precisa anestesiar?

Na maioria dos casos usamos anestesia local com sedação venosa, casos específicos tem-se a necessidade de uso da raquianestesia, mas muito raro hoje.

A cirurgia com endolaser para safena, usa-se sedação venosa com anestesia local.

Quais os riscos da cirurgia de varizes?

A cirurgia de varizes é considerada uma cirurgia segura e bem tranquila. Pois o tipo das anestesias é mais simples e o tempo de recuperação do paciente e rápido (em média recebe alta 2 horas após a cirurgia). Os riscos que existem como qualquer outro procedimento cirúrgico são:

  • Risco alergia medicamentosa (risco presente no uso de qualquer medicação inclusive em casa);
  • Risco de trombose ( o qual é muito baixo, já que o paciente  volta a andar logo após a cirurgia, o que torna  baixo o risco de trombose), além disso, há medidas preventivas e profiláticas implantadas pela equipe médica.

Como é o pós operatório de cirurgia de varizes?

Isso irá depender do tipo da cirurgia. Cirurgia de varizes sem safena o paciente volta as atividades em 3 dias, entre o período da alta (em média 2 horas após a cirurgia) até completar os 3 dias, o paciente irá andar em casa, fazer algumas atividades menos intensas, essa recuperação será gradativa.

Na cirurgia de safena convencional essa recuperação será gradativa, porém, com tempo maior, em média 20-30 dias. Já a cirurgia de safena com endolaser, esse tempo será  mais curto, em média 3 dias.

 
 

Quais os cuidados após cirurgia de varizes?

Após a cirurgia o paciente deverá:

– Ingerir bastante líquidos;

– Se movimentar a cada 40 minutos;

– Usar meia compressiva pós cirúrgica maior parte do tempo, pelo período determinado por seu cirurgião vascular;

– Comer comidas saudáveis (grelhados, hortaliças, frutas cítricas- laranja, acerola, limão e uva);

– Evitar muito esforço físico, nos primeiros dias, conforme orientado pelo seu médico Cirurgião Vascular.

Como devo dormir após cirurgia de varizes?

Não existe uma posição para dormir após a cirurgia. Ideal que durma da forma que se sinta mais confortável

Quanto tempo após cirurgia posso dirigir?

Isso irá depender do tipo de cirurgia:

  • Cirurgia só de varizes: em média 3 – 4 dias
  • Cirurgia de Safena com endolaser: 3 – 4 dias
  • Cirurgia de safena convencional: 20 – 30 dias

Quanto tempo depois da cirurgia posso fazer atividade física?

 

Também irá depender do tipo de cirurgia:

  • Cirurgia só de varizes: em média 5-7 dias
  • Cirurgia de Safena com endolaser: 5-7 dias
  • Cirurgia de safena convencional: 20-30 dias

Depois de quanto tempo após cirurgia posso tomar sol?

Idealmente após desaparecer todos os hematomas/ manchas, por volta de 30 dias após o ato cirúrgico. Além disso, hoje existem novas técnicas para prevenir e acelerar o desaparecimento dos hematomas/ manchas pós cirúrgicas.

Quanto tempo após cirurgia posso usar salto alto?

Em média o salto alto está liberado entre 5-20 dias, isso irá depender do porte da sua cirurgia.

Pode fazer cirurgia de varizes estando menstruada?

Idealmente não é recomendado. Como se trata de uma cirurgia eletiva, programamos a cirurgia para o período que não esteja menstruada.

Quanto custa uma cirurgia de varizes?

O custo de investimento em uma cirurgia de varizes irá depender de alguns fatores, tais como:

Grau das varizes, se tem safena comprometida e quantas safena precisam ser tratadas.

Portanto, é necessário passar pela avaliação do cirurgião vascular.

Gostou do artigo? Compartilha com pessoas que também se interessam no tema. E caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários abaixo, que responderei em breve.

Dr Rafael Alves

Dr Rafael Alves

Médico pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Cirurgião Geral pelo Serviço de Residência Médica do Hospital Ana Nery e Cirurgião Vascular pelo Serviço de Residência Médica do Hospital Geral Roberto Santos; Especialista em Angioradiologia e Cirurgia Endovascular pelo Serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral Roberto Santos; Título de especialista pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Atua na cidade de Feira de Santana e Região.

Deixe um comentário: